Morcegos correm risco de extinção.

Morcegos correm risco de extinção.

Uma séria doença chamada síndrome do nariz branco (na sigla em inglês, WNS) provocada pelo fungo Geomyces Destructans, pode levar nove espécies de morcego nos Estados Unidos à extinção.

O fungo se desenvolve na pele do nariz, orelhas, cauda e as membranas das asas dos morcegos e invade a derme, os folículos pilosos e as glândulas sebáceas. Isto provoca uma resposta inflamatória, que perturba o ciclo natural de hibernação dos morcegos. Eles passam a acordar com muita freqüência durante o inverno, e com isso, perdem gordura corporal. Enfraquecidos, morrem de fome antes de a primavera chegar.

Até ao momento esta enfermidade só tinha sido detectada nos EUA, e embora já estivesse avançada, havia a possibilidade de estar também presente na Europa, este é o primeiro caso confirmado. O fungo já foi responsável para morte de mais de 1 000 000 de indivíduos nos EUA, havendo casos de colônias em que todos os indivíduos morreram.

Pode haver três cenários:

O primeiro cenário, e aquele que merece maior preocupação, seria que o fungo só agora tivesse chego à Europa, estando todos os morcegos em risco. Num segundo cenário o fungo já estaria presente na Europa por um longo período, o que significaria que os morcegos europeus teriam desenvolvido imunidade. Esta perspectiva seria muito animadora, já que, ao perceber as características que permitiram desenvolver esta imunidade dar-se-ia um importante contributo para evitar a sua propagação nos EUA. O terceiro cenário aponta a possibilidade do fungo Geomyces destructans não ser o primeiro responsável pela mortalidade, mas sim um oportunista que surge em indivíduos já comprometidos por outros agentes patogênicos.

Uma vez que o indivíduo não se encontrava com peso abaixo da média, sintoma característico dos morcegos vítimas desta síndrome nos EUA é possível que estejamos perante o segundo ou terceiro cenário.

Matéria.

Um comentário sobre “Morcegos correm risco de extinção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s