Sistema de Gestão Ambiental nas empresas.

Sistema de Gestão Ambiental nas empresas.

Bom…gostaria de falar pra vocês um pouco da minha futura profissão ” GESTORA AMBIENTAL”.

Como havia dito antes quando fiz o blog, sou estudante de Gestão Ambiental e estou cursando o 2° Termo.

O papel do Gestor Ambiental é estudar todos os métodos para que a atividade humana possa gerar o menor impacto ambiental possível.

Já o Sistema de Gestão Ambiental é  a interconecção de todos os departamentos da empresa para alcançar o objetivo da Gestão Ambiental que é gerar menor impacto ao meio.

O primeiro passo foi dado, explicando a diferença entre Gestão Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental. Esse contexto vocês não podem esquecer nem confudir.

O Sistema de Gestão Ambiental primeiramente deve ser começado com a Educação Ambiental de todos dentro da empresa.

Como aplicar a Educação Ambiental:

◊ Conhecer o público alvo

Conhecer suas características, a cultura local, qual a localidade que essas pessoas moravam, suas expectativas dentro da empresa e quem elas são pessoalmente.

◊ Montar Estratégias de Educação Ambiental:

Você conhecendo seu público alvo, ficará mais fácil montar as suas estratégias de Educação Ambiental.

Se forem pessoas com um intelecto mais avançado, você deve evitar detalhes dos quais elas já possuam conhecimento e ir direto ao ponto que você deseja.

Se forem pessoas humildes, leigas no assunto, você deve começar explicando detalhes por detalhes  para que elas possam compreender oque seria um impacto ambiental.

As pessoas geralmente pensam que preservar o meio ambienta é só a preservação das  matas, mas ela tem que compreender que o meio ambiente também é  a sua casa e o resto do mundo e a Educação Ambiental tem que enfatizar muito bem isso.

A atividade humana interfere diretamente no meio ambiente. O meio e o ambiente são a mesma coisa, isso também tem que ser enfatizado.

Umas das técnicas para a Educação Ambiental é perguntar aos funcionários se eles se sentiriam bem trabalhando em uma empresa que polui o meio ambiente, sensibilizando-o mostrando os resíduos que a empresa produz desde a matéria prima até o produto final.

Mostrar ao funcionário a importância que ele tem dentro da empresa, que ele pode ajudar a mudar essa realidade, aceitando sugestões para o melhorando de cada setor da empresa dentro do Sistema de Gestão Ambiental.

O funcionário conscientizado e feliz na empresa, trabalha com prazer, ajudando na implantação do Sistema e no Desenvolvimento Sustentável.

O funcionário deve adquirir uma consciência crítica, oferecendo sugestões e ajudando em projetos. Ele tem que pensar sobre oque foi dito na Educação Ambiental, digerir e aplicar em grupo, esse é o PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, entendendo o porque dele ter que ajudar no sistema, posicionando o funcionário.

Outra ferramenta seria também introduzir a idéia de pré-consumismo, pensando antes de comprar e não apenas na reciclagem que seria o produto final, tirando a idéia de que o mundo é uma arena de consumismo.

A Educação Ambiental não pode ser vista apenas com uma visão Biologicista.

O lema da Gestão Ambiental é ” Prevenir é melhor do que remediar”


Ótimas referências para Educação Ambiental:

Palestras de Sérgio Cortella

Teoria de Gaia

Poema de Clarice Lispector ” Eu sei, mas não devia”

Livro de Rachel Carson ” Silent Spring”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s